Uma das maiores vantagens da cloud computing para o mercado corporativo está na prevenção de imprevistos. Essa capacidade de contornar adversidades — problemas que podem ocorrer em qualquer ambiente de TI — está relacionada a práticas de proteção e precaução, como é o caso do backup na nuvem para empresa.

Pensando nisso, elaboramos este post para falar sobre a importância de implementar um cloud backup. Continue a leitura e descubra como você pode fazê-lo da melhor maneira na sua organização:

Qual é a importância de um backup na nuvem?

Toda empresa precisa garantir a segurança dos dados, sejam eles documentos, relatórios, arquivos, dados de sistemas, bancos de dados etc. É fundamental manter cópias para se preparar contra qualquer incidente que possa causar a perda ou corrupção dessas informações.

O backup local é uma solução, mas por ser realizado na própria estrutura da empresa, riscos em caso de panes, roubos e catástrofes naturais continuam existindo.

Por outro lado, com o backup na nuvem os dados da sua empresa ficam armazenados em servidores seguros e confiáveis, que contam com medidas especiais para a proteção das informações. Alguns fornecedores, inclusive, replicam os dados em datacenters distintos para manter os dados ainda mais protegidos.

Por que é importante ter um plano de contingência?

Ninguém deseja ter emergências com a infraestrutura de TI, mas é preciso preparar os seus colaboradores para uma ocorrência como essa por meio de um plano de contingência. Nele, devem constar quais ações sua equipe precisa tomar para se recuperar de um desastre desse gênero.

No que diz respeito ao cloud backup, o time precisa saber como e quando agir depois que o problema acontecer. É necessário que os envolvidos consigam responder a perguntas como:

  • Qual será a frequência de backup na nuvem?
  • Qual ferramenta deve ser utilizada para o backup na nuvem?
  • Em caso de emergência, como os colaboradores terão acesso a esses dados?
  • A empresa disponibilizará máquinas temporárias? Em que caso?
  • Qual é o prazo estipulado para a empresa se recuperar do desastre?

Como fazer o backup na nuvem?

Verifique quanto espaço você precisa

O primeiro passo para implementar o backup na nuvem é saber quanto espaço você precisa para essa finalidade. Assim, você poderá avaliar os planos de backup com base na quantidade de armazenamento que eles oferecem.

Escolha a solução de backup na nuvem

Agora que você sabe o espaço que precisa, é possível escolher a melhor solução de acordo com suas necessidades. Serviços de armazenamento e backup na nuvem — como o Google Drive, por exemplo — costumam oferecer diversos planos, que variam entre gigabytes até alguns terabytes.

Avalie também se a solução fornece uma forma simples de enviar os dados para a nuvem e se é possível mantê-los sincronizados com facilidade.

Automatize o cloud backup

Por fim, é preciso configurar a automação periódica do backup para que você sempre mantenha uma cópia atualizada das informações na nuvem.

Tenha em mente que a melhor solução de backup na nuvem também depende do tipo de dado que você gostaria de proteger. Por esse motivo, recomendamos um serviço que leve isso em consideração, permita a cópia de dados em uma infraestrutura escalável e trabalhe com backup de diferentes sistemas operacionais, como o Santo Digital Cloud Backup.

Percebeu a importância do backup na nuvem para sua empresa? Então não deixe de proteger os dados da sua organização: entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo nessa etapa!